Relatório Equipe Redação

quarta-feira, 3 de junho de 2009 by Midia Design

Para maior organização, postamos tudo, incluindo os textos definitivos, no tópico REDAÇÃO.

Filed under having 0 comentários  

Fluxograma

domingo, 10 de maio de 2009 by Midia Design

Olá galerinha,

Nós do grupo de multimídia fizemos o fluxograma e uma planilha que já foi postada com as informações de conteúdo de acordo com que foi debatido em aula.
O Fluxograma está sendo postado no grupo.
Nos portfólio e trabalhos de alunos que já estão mercado de trabalho ainda não foram escolhidos, portanto poderá haver mudança na forma de navegação.

Seria importante a definição e organização do conteúdo que ainda está meio obscuro...

Até mais,

Equipe de multimídia

Filed under having 0 comentários  

Planilha de orientação

by Midia Design

pessoal, já fizemos uma planilha informando todas as seções da mídia e seus tipos de arquivos, além do tipo de conteúdo necessário em cada item. logo postaremos o fluxo completo...

Filed under having 0 comentários  

Interface da Mídia

by Midia Design

Pessoal, não sei se isso procede, mas talvez devêssemos ter cuidado para não ficar tãããããão sofisticado demais pra não ficar parecendo site de loja de decoração chique, pois, pelo que entendi é uma mídia para jovens. Acho que dá pra fazer algo clean e moderno sem cair nessa armadilha...

Aqui vai um site que reúne o que há de melhor sendo feito em mídias e design na web:

http://www.thebestdesigns.com/

Filed under having 0 comentários  

Estrutura

sexta-feira, 8 de maio de 2009 by Midia Design

só lembrando que essa estrutura esta em desenvolvimento essa é apenas a primeira idéia como dito estamos elaborando o fluxo completo.

Filed under having 0 comentários  

Estrutura

by Midia Design

Segue abaixo a estrutura feita na aula pela equipe de multimídia.
O organograma está sendo construído e será postado brevemente.

ESTRUTURA

Design Fanor
animação
o que o designer faz?

Curso
texto sobre o curso
estrutura
vídeo (institucional - AC)
fotos
fanor carreiras
escritório modelo

grade curricular e ementa (download )

Mercado de trabalho
texto sobre mercado
depoimentos (ex alunos)
vídeo
trabalho

Portfolio acadêmica
categorias

eventos
semana de design (epidemia design)

contatos

links

Filed under having 0 comentários  

REDAÇÃO - DEFINITIVO

quinta-feira, 7 de maio de 2009 by Midia Design

PROCESSO CRIATIVO (RELATÓRIO)

O coordenador do curso de Design da Fanor solicitou aos alunos dos 3º, 4º, 5º e 6º semestres da Fanor, que estão cursando a disciplina Multimídia I, ministrada pela professora Aura Celeste, que elaborassem uma multimídia apresentando e divulgando o referido curso.
Para tanto, a classe foi dividida em equipes: Redação, Multimídia, Interface, Programação, Animação e Gerentes.
A equipe de Redação, formada pelos alunos Isaac Carneiro, Márcia Qualio, Márcio Aragão e Rachel Diógenes, deu início ao projeto, tratando de redigir textos a respeito do curso. Os textos foram redigidos levando em conta que o público alvo é composto em sua maioria por pessoas de 20 a 30 anos, classes A e B, e os termos usualmente utilizados na área do design gráfico.
Para tanto, foram realizadas reuniões presenciais, além de comunicação por msn, e-mail e telefone, e as tarefas foram divididas igualmente entre os quatro componentes do grupo.
Através de pesquisa em outras multimídias relacionadas e do auxílio do programa Freemind, iniciou-se um brainstorming a respeito dos tópicos que deveriam constar na multimídia, postado no blog Media Design e no grupo Mídia Fanor.
Após esta etapa inicial, as informações foram melhor organizadas e os textos mais focados de acordo com as necessidades detectadas para a multimídia.
Posteriormente, após revisão dos gerentes e conversa com o coordenador do curso, Antonio Carlos, os textos foram sendo melhorados.
A partir do momento que as outras equipes foram definindo suas etapas, necessidades de novos textos foram surgindo, e estes foram redigidos de acordo com as especificações.
Finalmente, após todos os textos estarem prontos e terem o aval dos gerentes, foram postados no blog Media Design e no grupo Mídia Fanor.

A seguir, segue cronograma das atividades desenvolvidas pela equipe:

23/04/2009 – Início do projeto de multimídia, divisão de equipes, definição de datas e criação do grupo Mídia Fanor e do blog Media Design.

30/04/2009 – Início das atividades relacionadas à equipe Redação.

01/05/2009 – Reunião na casa da Márcia para definir os tópicos que deveriam constar na multimídia. Márcia e Rachel estavam presentes.

04 a 06/05/2009 – Os textos começaram a ser redigidos por Márcia, Márcio e Rachel.

07/05/2009 – Início das atividades da equipe Multimídia. A equipe Redação transferiu o conteúdo desenvolvido até então para a equipe Multimídia.

14/05/2009 – Solicitação pelos gerentes de alterações no texto, realizadas por Márcia, Márcio e Rachel.

18 a 20/05/2009 – Realização de entrevistas com ex-alunos Fanor e criação de textos a respeito das mesmas. Por Isaac e Márcio.

21/05/009 – Solicitação pelos gerentes de alterações no texto, realizadas por toda a equipe.

28/05/2009 – Os textos redigidos foram conferidos e elaboração de relatório a respeito das atividades realizadas pela equipe, por todos os membros da equipe.

APRESENTAÇÃO DO CURSO


O curso de Design da Fanor tem como foco o ato de conceber, criar, projetar e inovar com criatividade e tecnologia aplicada às imagens, à comunicação visual e aos produtos gráficos. O Design usa, de modo estratégico, um conjunto de conhecimentos teóricos e que solucionam problemas que fazem parte das principais necessidades do homem. Oferece ainda conhecimentos e ferramentas para desenvolver a criatividade das pessoas, e para os interessados em tecnologia, o curso oferece disciplinas e laboratórios que disponibilizam conhecimentos de diversos softwares.

DIFERENCIAIS

• Melhor nota das médias no ENADE 2006, entre as instituições privadas de ensino de design no Brasil.
• Semana de Design em parceria com várias instituições públicas e privadas.
• Método de ensino baseado no desenvolvimento de competências, através de simulações, workshops, debates, estudos de casos, fóruns, visitas técnicas, etc.
• Eventos com os principais profissionais de cada área.
• Fanor Carreiras ( integra o aluno ao mercado de trabalho)
• Portal Fanor (conceito inovador onde o aluno tem acesso ao conteúdo das aulas e mantêm relacionamento com seus amigos de sala, professores e coordenadores).

CONTATO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE DESIGN:
Prof. Antônio Carlos da Silva
Fone: 55 (85) 3052.4841
Email: antonio.silva@fanor.edu.br

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA:
Fanor - Faculdades Nordeste
Av. Santos Dumont, 7800, Dunas
CEP 60.190-800 Fortaleza-Ce, Brasil
Fone: 55 (85) 3052-4848
FAX: 55 (85) 3052-4803

ESTRUTURA

* Laboratórios de informática bem equipados e atualizados
* Laboratórios de fotografia
* Salas de aula para o ensino do desenho e a orientação do projeto
* Escritório Modelo de Design
* Salas de aula com ar-condicionado, acesso a internet e Datashow
* Biblioteca atualizada com espaço para pesquisa individual e em grupo, com o auxílio de equipamentos multimídia
* Cyber com acesso a internet gratuito

TRABALHOS DE DESTAQUE

1- Ilustrações de Henrique Abreu
O designer gráfico Henrique Abreu, já atuava na área de comunicação visual como free-lancer, antes mesmo de entrar na graduação em Design Gráfico da Fanor, da qual é acadêmico do sexto semestre. "Então, até hoje, são aproximadamente cinco anos no mercado", afirma. Entretanto, mesmo na curta estrada, já ganhou um prêmio nacional pela criação do cartaz de uma mostra de vídeo.
Amante de ilustração, Henrique ressalta que no início, todos têm uma imensa vontade de partir logo para a prática, mas que é importante ter as bases teóricas para tanto. "É necessário ir atrás de faculdades, cursos, palestras e encontros para fundamentar projetos visuais".

2- Monstrengos

Os alunos Felipe Fox e Karla Saraiva, embora ainda estudantes de design, já fazem sucesso com uma linha de produtos criativa e inovadora! São sete os carismáticos personagens monstrengos. Confeccionados em tecidos macios, coloridos e com enchimento antialérgico, os toys são o principal item da marca, embora também hajam vários outros produtos com os personagens, como bottons, camisetas, chaveiros, bolsas e stickers, possibilitando assim uma série de opções aos exigentes consumidores, que certamente irão se encantar com esses monstrengos!

TEXTOS QUE ENTRARÃO NA PARTE DOS TRABALHOS, FALANDO DAS CATEGORIAS DE DESIGN

Design Gráfico:

Estuda a comunicação visual de um conceito, idéias ,através de técnicas formais ligadas a referencias básicas da psicologia e percepção visual; ainda trabalha a comunicação impressa relacionando'' imagem'' e texto.
Não é apenas um mero executante, mas sim um condutor criativo que tem em vista um objetivo comunicacional.
Sua área de atuação é extensa resultando nas seguintes aplicações:
Identidade corporativa
Design de embalagem
Design editorial
Sinalética
Tipografia


Design de moda:

Moda é uma maneira de expressar quem somos ou queremos ser de maneira visual, utilizando nosso próprio corpo como base.
Nascemos sem identidade e ao longo dos anos, desenvolvemos nossa personalidade e identidade (seja ela real ou fake) e está refletida ali no nosso visual.
A moda estuda principalmente comportamento, abordando conceitos de estética aliada a modelagem.

Webdesign:

O webdesign pode ser definido como uma ramificação do design, onde o foco do projeto é a criação de sites e documentos disponíveis no ambiente virtual (web). O webdesign é multidisciplinar, pois a construção de páginas da web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito, tais como a arquitetura da informação, programação, usabilidade e acessibilidade.

Design de Produto:

O design de produto trabalha com a produção de objetos e produtos tridimensionais para suprir as necessidades do cotidiano. Considera-se design de produto a forma plástica de um objeto ou o conjunto ornamental de cores e linhas, onde haja a possibilidade de serem aplicados a um produto, resultando em um visual novo e original na sua aparência externa e que tenha viabilidade para a produção industrial.

Design de Superfície:

Design de superfície é o ramo do design que projeta texturas bi e tridimensionais para diferentes superfícies, na tentativa de solucionar um problema, criando uma forma funcional e estética para os diferentes materiais, produtos e processos indutriais.



DEPOIMENTOS

Aluno: Henrique Abreu

"A vivencia no Design é muito dificil, principalmente no nosso estado, mais ainda na nossa cidade. Estamos bastante atrasados em termos de reconhecimento em relação a outros estados, porem não em qualidades, pois temos muitos profissionais qualificados, as vezes mais que de outros estados do sudeste ou sul.
O que precisamos mesmo é parar de ver o design como só identidade visual, produto ou games, temos que ver design como uma melhoria, seja em economia, qualidade, estética, hierarquia... Temos que ver o design como solução, essa é a verdade!

Sou feliz com a profissão que escolhi, mas insatisfeito com o mercado que ele me proporciona!"

Depoimento Greyci:


Estudar no curso de Design da Fanor me possibilitou adquirir vários conhecimentos teóricos e práticos por meio de professores
e de eventos. Me permitiu criar um relação não só de amizades na faculdade mas também contatos profissionais. Pude contar com a colaboração dos
professores em vários desenvolvimentos de projetos, incluindo o projeto que foi vencedor nacional, o Assento Móvel, no Prêmio Alcoa.E foi através
do estágio surgido por meio da faculdade que estou trabalhando há quase 4 anos na Esmaltec.



Depoimento Valdo:


“Quando fiz o curso de Design da Fanor, tive contato com ferramentas, direcionamentos e orientações, que tiveram grande importância para a minha prática profissional após a formatura. Atualmente, trabalhando com Comunicação Visual e no Desenvolvimento de Produtos de pequena e média complexidade, utilizo os conhecimentos adquiridos na academia como forma de encontrar soluções criativas, que sejam sócio-ambientalmente responsáveis e, como conseqüência, possam melhorar a vida das pessoas. Mais do que simplesmente uma profissão, para mim, o Design tornou-se uma paixão, um estilo empolgante de vida.”

LINKS:

Universidade de Brasília – UnB
Programação Visual / Projeto de Produto
Tel.: (61) 3307 2022/2205 e 3272 3031
www.unb.br

Universidade Federal da Bahia – UFBA
Programação Visual
Tel.: (71) 3247 4706 e 3247 4247
www.ufba.br

Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Programação Visual / Projeto de Produto
Tel.: (81) 2126 8316
www.ufpe.br

Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio
Comunicação Visual / Projeto de Produto
Tel.: (21) 3114 1595 / 3114 1598
www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/desenhoindustrial.html

Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI/UERJ - Rio
Desenho Industrial/ Programação Visual
www.esdi.uerj.br

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Programação Visual/Projeto de Produto/Tecnologia da Embalagem/Design de Interiores/Design de Moda
Tel.: (11) 5576 7300
www.belasartes.br

Fundação Aramando Álvares Penteado - FAAP
Desenho Industrial/Programação Visual/ Projeto de Produto
www.faap.br

Universidade Anhembi Morumbi
Design Digital/ Branding Design / Design e Planejamento de Games
www.anhembi.br


Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PuC-PR
Projeto de Produto/Programação Visual
www.pucpr.br

Faculdade de Engenharia e Arquitetura - FUMEC - MG
Design Gráfico/Interiores/Moda/Produto
www.fea.fumec.br


EPIDEMIA DESIGN


O Design como elemento de transformação dos bens de consumo no mundo contemporâneo ganha a cada dia maior visibilidade. Nos últimos quatro anos, a Semana de Design obteve grande sucesso e vem, a cada ano, agregando novos ramos de design (moda, merchandising, artesanato, estratégia, web, multimídia) atendendo assim os mais variados públicos.Surge, então, o EPIDEMIA DESIGN que busca a disseminação da Cultura do Design no estado do Ceará e incentivo à novas idéias, conceitos e estímulos para os profissionais, empresários (micro, pequenas, médias e grandes empresas) e estudantes atuantes no design e áreas afins.

Filed under having 0 comentários  

Animação

by Midia Design

Filed under having 0 comentários  

Gerência

by Midia Design

Filed under having 0 comentários  

Programação

by Midia Design

Filed under having 0 comentários  

Interface

by Midia Design

Filed under having 0 comentários  

Multimídia

by Midia Design

Filed under having 0 comentários  

considerações

quarta-feira, 6 de maio de 2009 by Midia Design

Márcia e Márcio,

1. O texto sobre Mercado de trabalho, bem como o texto da ementa, será trabalhado assim que eu falar com o AC ou com a professora. O texto da ementa está direcionado para várias áreas do design e temos que definir se o curso é focado só no gráfico.

2. O que a professora quis dizer na mensagem dela é que temos que escrever o texto com a linguagem do público-alvo, mas o público tem que ser definido primeiro. Eu não consegui identificar bem o público e isso tem que ser resolvido junto ao AC.

3. Conforme o Pietro disse, o que temos que fazer agora é ORGANIZAR tudo num só arquivo. E vamos atualizando assim que conseguirmos definir o direcionamento do curso, o público-alvo e afins.

4. Eu não estava conseguindo anexar os arquivos lá em baixo, por isso joguei como post.

abs

Rachel

Filed under having 0 comentários  

R-DESIGN - por Márcio Aragão

by Midia Design

Pessoal, estou encaminhando para vocês, através do e-mail do grupo, o pdf falando do R-Design!

Abraço!

Filed under having 0 comentários  

EPIDEMIA DESIGN - por Márcio Aragão

by Midia Design

O Design como elemento de tranformação dos bens de consumo no mundo contemporâneo ganha a cada dia maior visibilidade e possibilita às empresas melhores oportunidades de negócio, através de soluções criativas e inovadoras, ajudando-as a firmar sua imagem diante do consumidor e diferenciando seus produtos em um mercado globalizado.

Nos últimos quatro anos, a Semana de Design obteve grande sucesso e vem, a cada ano, agregando novos ramos de design (moda, merchandising, artesanato, estratégia, web, multimídia) atendendo assim os mais variados públicos.

Surge, então, o EPIDEMIA DESIGN que busca a disseminação da Cultura do Design no estado do Ceará e incentivo à novas idéias, conceitos e estímulos para os profissionais, empresários (micro, pequenas, médias e grandes empresas) e estudantes atuantes no design e áreas afins.

E é nesse clima de renovação e desta nova concepção o evento adquiriu um novo formato partindo para um ambiente que propiciou uma disseminação mais expressiva, assim como acontece em uma EPIDEMIA, atingindo um grande público que foi contagiado com a Cultura do Design em um ambiente propício ao seu fomento: o CENTRO CULTURAL DRAGÃO DO MAR, no período de 5 de novembro a 8 de novembro de 2008, onde o local passou a ser a sede principal do evento com exposição de trabalhos de profissionais e alunos e as palestras principais, cabendo à Fanor o papel acadêmico onde aconteceram os workshops e oficinas direcionados a esses profissionais e alunos.

Filed under having 0 comentários  

ALTERAÇÃO DA EMENTA - Márcio Aragão e Rachel Melo

terça-feira, 5 de maio de 2009 by Midia Design

Olá pessoal!

Eu e a Rachel fizemos algumas sutis alterações de português na ementa :) Provavelmente ainda faremos alterações no sentido do direcionamento do curso, após conversarmos com o Antonio Carlos! Abraço!

EMENTA
Design é o ato de conceber, criar, projetar e inovar com criatividade e tecnologia aplicada às imagens, à comunicação visual e aos produtos gráficos, os quais fazem parte do nosso cotidiano. O Design usa, de modo estratégico, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos (estética, ergonomia, semiótica, materiais, meios de representação bi e tri-dimensionais, entre outras) que solucionam problemas de bens materiais tangíveis e intangíveis que fazem parte de algumas necessidades do homem e das comunidades nas quais vivemos, trazendo ao mercado produtos com mais valor percebido pelos clientes e consumidores.
OBJETIVOS
O curso de Design da Fanor tem o propósito de formar profissionais capazes de atuar no mercado de trabalho, através do domínio das ferramentas de comunicação e design gráfico, tais como diagramação, uso de cores, formas, computação gráfica, produção gráfica - com procedimentos construtivos de interface e em suportes impressos e multimídia. Interage com todos os recursos de comunicação, unindo interatividade e interdisciplinaridade, embasamento cultural e histórico, desenvolvimento de pesquisas, expressão, criação e experimentação. NNo desenvolvimento de produtos utiliza-se de metodologia de projetos, domínio de técnicas de representação bi e tridimensionais, da forma, da estética e da funcionalidade do produto, além do uso da tecnologia e processos industriais, da qualidade de materiais, conhecimento e utilização de recursos da comunicação, unindo interatividade e criatividade, promoção da identidade cultural brasileira, melhorando os objetos que cercam o dia-a-dia das pessoas.
DIFERENCIAIS
• Melhor nota das médias no ENADE 2006, entre as instituições privadas de ensino de design no Brasil.
• Design Gráfico - Identidade Visual - Marca - Web - Produtos Industriais.
• Escritório Modelo de Design.
• Semana de Design em parceria com várias instituições públicas e privadas.
• 70% de professores mestres e doutores de destaque em suas profissões
• Método de ensino baseado no desenvolvimento de competências, através de simulações, workshops, debates, estudos de casos, fóruns, visitas técnicas, etc.
• Eventos com os principais profissionais de cada área.
• Feiras de Empregos e Estágios.
• Portal Fanor (conceito inovador onde o aluno tem acesso ao conteúdo das aulas antes mesmo que elas aconteçam e mantêm relacionamento com seus amigos de sala, professores e coordenadores).
• Todas as salas com ar-condicionado e Data Show.
COMPETÊNCIAS
• Identificar, analisar e traduzir em soluções diferenciadas as demandas de mercado e dos clientes institucionais e da iniciativa privada.
• Desenvolver produtos gráficos e industriais, utilizando técnicas de expressão bi e tridimensionais.
• Propor soluções inovadoras, através do domínio de técnicas e processos de criação.
• Atuar no desenvolvimento de aplicações computacionais, envolvendo desenho, ilustração, animação, vídeo, imagem e som.
• Projetar objetos do cotidiano, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
HABILIDADES
• Liderança
• Comunicação verbal
• Comunicação escrita
• Trabalho em equipe
• Domínio de recursos de informática
• Criatividade e inovação
• Visão de mercado
CORPO DOCENTE
Coordenador do curso
Prof. Antônio Carlos da Silva
Especialização em Agribussines e Design (UFPB) Graduação em Desenho Industrial (UFPB)
MENSALIDADE
Graduação em 4 anos Valor da mensalidade: R$ 618,62
Valor referente a todos os créditos de cada semestre.

Filed under having 0 comentários  

Postado por Márcio Aragão

by Midia Design

PESSOAL,

Lááá embaixo postei a grade do curso :)

Filed under having 0 comentários  

RDesign

by Midia Design

Gabriel,

Como não conhecemos muito sobre o RDesign e temos que escrever alguma
coisa sobre o mesmo, você poderia nos orientar onde podemos pesquisar?


Abs
Rachel

Filed under having 0 comentários  

sugestões e dúvidas

by Midia Design

Márcia, não tô conseguindo visualizar o arquivo que você mandou(Freemind). Mesmo quando dá zoom, fica muito ruim para ler.
A nuvem rosa, que você disse que falta eu preencher, o Márcio já fez. Só estamos aguardando que o Antônio Carlos mande a grade do curso.
E, já que a professora sugeriu, temos que revisar todo o texto para atualizar algumas informações e adequá-las ao público alvo.
Quanto aos tópicos Espaço-Físico e Público-Alvo? O que ficou resolvido? Fiz a minha parte, mas verifiquei que você não alterou no Freemind.
Como vai ficar a questão dos links de sites, blogs, escritórios? E dos trabalhos dos alunos? Eu sugeri uma mudança na atual estrutura mas não obtive resposta.
E os gerentes? O que acham do trabalho realizado até então pela equipe Redação? Precisamos modificar alguma coisa, ou já podemos passar a bola para a equipe Multimídia?
Aguardo respostas...
Abs
Rachel

Filed under having 0 comentários  

freemind 4 por Márcia Qualio

by Midia Design

Filed under having 0 comentários  

trabalhando na redação

segunda-feira, 4 de maio de 2009 by Midia Design

Bom, gente, eu, Márcia e Márcio estamos trabalhando na redação. Primeiro definimos uma estrutura, que a Márcia já andou postando. Depois cuidamos do texto. Estou postando o referente aos tópicos "Público-alvo" e "Espaço Físico".
Abs
Rachel

Espaço Físico
O curso de Design da Fanor conta com uma ampla e moderna estrutura física, oferecendo aos alunos:
* Laboratórios de informática bem equipados e atualizados
* Laboratórios de fotografia
* Salas de aula para o ensino do desenho e a orientação do projeto
* Escritório Modelo de Design
* Salas de aula com ar-condicionado, acesso a internet e Datashow
* Biblioteca atualizada com espaço para pesquisa individual e em grupo, com o auxílio de equipamentos multimídia
* Cyber com acesso a internet gratuito
E ainda:
* Fanor Carreiras, departamento que dá suporte ao aluno, preparando-o para buscar as melhores oportunidades do mercado
* Centro Poli-esportivo
* Ônibus exclusivo e gratuito para alunos Fanor
* Centro de convivência

Para conhecer melhor sobre o curso, venha nos visitar no endereço abaixo:
Fanor - Faculdades Nordeste
Av. Santos Dumont, 7800 - Dunas (85) 3052.4848 - Fortaleza - Ceará -Brasil

Obs1.:
* Acho que tem que ser criado outro tópico, englobando: links para sites e blogs / escritórios importantes no Brasil /trabalhos desenvolvidos pelos alunos Fanor / vídeos sobre Design.
Assim, os itens escritórios importantes no Brasil E trabalhos desenvolvidos pelos alunos Fanor não deveriam constar no tópico Espaço Físico. E os links para sites e blogs não deveriam constar no item Público-alvo. Pode ser pensada na hipótese de um atalho. Andei olhando alguns sites de universidades. No site da ESDI, por exemplo, há um tópico chamado "Pesquisa", para exibir trabalhos de designers, e outro chamado "Links", onde podemos encontrar os endereços para os sites e blogs, bem como escritórios de designers, museus, lojas e empresas especializadas no assunto, associações de Design, publicações especializadas na área, cursos de Design mundo afora.
* Não sei se é necessário elencar os livros de Design constantes na Biblioteca.

Público-Alvo
Pessoas criativas, modernas, interessadas em arte, estética e tecnologia.
(Márcia, acho que aqui basta isso! Ou algo parecido...)

Obs2.: Percebi que na ementa do curso, constante no site da Fanor, não há nada sobre o Mercado de Trabalho e os Campos de Atuação do Designer. Seria legal colocar alguma coisa nesse sentido.

Filed under having 0 comentários  

Postagem por Márcio Aragão (contatos)

by Midia Design

CONTATOS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE DESIGN:
Prof. Antônio Carlos da Silva
Fone: 55 (85) 3052.4841
Email: antonio.silva@fanor.edu.br

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA:

Fanor - Faculdades Nordeste
Av. Santos Dumont, 7800, Dunas
CEP 60.190-800 Fortaleza-Ce, Brasil
Fone: 55 (85) 3052-4848
FAX: 55 (85) 3052-4803

Filed under having 0 comentários  

Postagem por Márcio Aragão (ementa - ATUALIZADA)

by Midia Design

EMENTA
Design é o ato de conceber, criar, projetar e inovar com criatividade e tecnologia aplicada às imagens, à comunicação visual e aos produtos gráficos, os quais fazem parte do nosso cotidiano. O Design usa, de modo estratégico, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos (estética, ergonomia, semiótica, materiais, meios de representação bi e tri-dimensionais, entre outras) que solucionam problemas de bens materiais tangíveis e intangíveis que fazem parte de algumas necessidades do homem e das comunidades nas quais vivemos, trazendo ao mercado produtos com mais valor percebido pelos clientes e consumidores.
OBJETIVOS
O curso de Design da Fanor tem o propósito de formar profissionais capazes de atuar no mercado de trabalho, através do domínio das ferramentas de comunicação e design gráfico, tais como diagramação, uso de cores, formas, computação gráfica, produção gráfica - com procedimentos construtivos de interface e em suportes impressos e multimídia. Interage com todos os recursos de comunicação, unindo interatividade e interdisciplinaridade, embasamento cultural e histórico, desenvolvimento de pesquisas, expressão, criação e experimentação. NNo desenvolvimento de produtos utiliza-se de metodologia de projetos, domínio de técnicas de representação bi e tridimensionais, da forma, da estética e da funcionalidade do produto, além do uso da tecnologia e processos industriais, da qualidade de materiais, conhecimento e utilização de recursos da comunicação, unindo interatividade e criatividade, promoção da identidade cultural brasileira, melhorando os objetos que cercam o dia-a-dia das pessoas.
DIFERENCIAIS
• Melhor nota das médias no ENADE 2006, entre as instituições privadas de ensino de design no Brasil.
• Design Gráfico - Identidade Visual - Marca - Web - Produtos Industriais.
• Escritório Modelo de Design.
• Semana de Design em parceria com várias instituições públicas e privadas.
• 70% de professores mestres e doutores de destaque em suas profissões
• Método de ensino baseado no desenvolvimento de competências, através de simulações, workshops, debates, estudos de casos, fóruns, visitas técnicas, etc.
• Eventos com os principais profissionais de cada área.
• Feiras de Empregos e Estágios.
• Portal Fanor (conceito inovador onde o aluno tem acesso ao conteúdo das aulas antes mesmo que elas aconteçam e mantêm relacionamento com seus amigos de sala, professores e coordenadores).
• Todas as salas com ar-condicionado e Data Show.
COMPETÊNCIAS
• Identificar, analisar e traduzir em soluções diferenciadas as demandas de mercado e dos clientes institucionais e da iniciativa privada.
• Desenvolver produtos gráficos e industriais, utilizando técnicas de expressão bi e tridimensionais.
• Propor soluções inovadoras, através do domínio de técnicas e processos de criação.
• Atuar no desenvolvimento de aplicações computacionais, envolvendo desenho, ilustração, animação, vídeo, imagem e som.
• Projetar objetos do cotidiano, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
HABILIDADES
• Liderança
• Comunicação verbal
• Comunicação escrita
• Trabalho em equipe
• Domínio de recursos de informática
• Criatividade e inovação
• Visão de mercado
CORPO DOCENTE
Coordenador do curso
Prof. Antônio Carlos da Silva
Especialização em Agribussines e Design (UFPB) Graduação em Desenho Industrial (UFPB)
MENSALIDADE
Graduação em 4 anos Valor da mensalidade: R$ 618,62
Valor referente a todos os créditos de cada semestre.

Filed under having 0 comentários  

Postagem por Márcio Aragão (matriz curricular)

by Midia Design

Matriz curricular do curso de Design

Nível básico
Comunicação Visual
Desenho de Observação Aplicado ao Design
Design e Entorno
História da Arte
História do Design
Informática Bitmap
Informática Vetorial
Língua Portuguesa
Plástica Aplicada ao Design
Tipografia
Nível intermediário
Ciências Humanas e Sociais
Desenho Técnico e Perspectiva
Fotografia Básica
Fotografia Digital
Informática para Editoração
Materiais e Processos Gráficos
Projeto Design - Identidade Visual
Projeto Design - Sinalização
Técnicas de Ilustração
Teorias da Comunicação
Nível profissionalizante
Carreira, Liderança e Trabalho em Equipe
Desenho de Animação
Design de Estande
Design de Mobiliário
Design Publicitário
Empreendedorismo
Ergonomia e Antropometria
Ergonomia e Interface
Marketing Empresarial
Metodologia da Pesquisa
Multimídia
Multimídia Aplicada
Projeto de Design - Design Editorial
Projeto de Design - Embalagem
Projeto de Design - Pequenos Objetos
Psicologia da Percepção
Seminário de Design
Semiótica Aplicada ao Design
Tecnologia dos Materiais
Webdesign

Filed under having 0 comentários  

Postagem por Márcio Aragão (monstrengos/ ndesign)

by Midia Design


MONSTRENGOS

São sete os carismáticos personagens monstrengos. Confeccionados em tecidos macios, coloridos e com enchimento antialérgico, os toys são o principal item da marca, embora também hajam vários outros produtos com os personagens, como bottons, camisetas, chaveiros, bolsas e stickers, possibilitando assim uma série de opções aos exigentes consumidores, que certamente irão se encantar com esses monstrengos!

N DESIGN

O NDesign é um evento que acontece há 19 anos, todos os anos variando a cidade onde é realizado, e a organização é feita pelos próprios estudantes. Atualmente, o evento assumiu tais proporções que a ponto de ser o maior evento de design da América latina!

A grande idéia é reunir durante uma semana pessoas de todas as áreas ligadas ao design, sejam elas estudantes ou profissionais, a fim de trocar informações e promover o fortalecimento do design no Brasil. O N é a melhor oportunidade pra quem deseja ampliar seus conhecimentos relacionados ao design, ou não pois, seja em uma atividade proposta ou na fila do almoço, o intercâmbio de informações é o carro-chefe do evento.


Filed under having 0 comentários  

teste

sexta-feira, 1 de maio de 2009 by Midia Design

teste

Filed under having 0 comentários  

A Equipe

by Midia Design

Gerente
Pietro
Alexandre

Redator
Márcia
Marcio
Isaac
Rachel

Design de Multimídia
Wanessa
Mikael
Gabriel
Cristiane
Carlos Augusto
Naiana Magalhães

Design de Interface
Priscilla
Patricia
Weberson
Isaac
Cristiane
Claudinei
Mikael

Animação
Claudinei
Antonio Batista
Fco Artur
Jennifer
Eudes
Matheus

Programadores
Augusto César
Alexandre
Carlos Raoni

Filed under having 0 comentários