REDAÇÃO - DEFINITIVO

quinta-feira, 7 de maio de 2009 by Midia Design

PROCESSO CRIATIVO (RELATÓRIO)

O coordenador do curso de Design da Fanor solicitou aos alunos dos 3º, 4º, 5º e 6º semestres da Fanor, que estão cursando a disciplina Multimídia I, ministrada pela professora Aura Celeste, que elaborassem uma multimídia apresentando e divulgando o referido curso.
Para tanto, a classe foi dividida em equipes: Redação, Multimídia, Interface, Programação, Animação e Gerentes.
A equipe de Redação, formada pelos alunos Isaac Carneiro, Márcia Qualio, Márcio Aragão e Rachel Diógenes, deu início ao projeto, tratando de redigir textos a respeito do curso. Os textos foram redigidos levando em conta que o público alvo é composto em sua maioria por pessoas de 20 a 30 anos, classes A e B, e os termos usualmente utilizados na área do design gráfico.
Para tanto, foram realizadas reuniões presenciais, além de comunicação por msn, e-mail e telefone, e as tarefas foram divididas igualmente entre os quatro componentes do grupo.
Através de pesquisa em outras multimídias relacionadas e do auxílio do programa Freemind, iniciou-se um brainstorming a respeito dos tópicos que deveriam constar na multimídia, postado no blog Media Design e no grupo Mídia Fanor.
Após esta etapa inicial, as informações foram melhor organizadas e os textos mais focados de acordo com as necessidades detectadas para a multimídia.
Posteriormente, após revisão dos gerentes e conversa com o coordenador do curso, Antonio Carlos, os textos foram sendo melhorados.
A partir do momento que as outras equipes foram definindo suas etapas, necessidades de novos textos foram surgindo, e estes foram redigidos de acordo com as especificações.
Finalmente, após todos os textos estarem prontos e terem o aval dos gerentes, foram postados no blog Media Design e no grupo Mídia Fanor.

A seguir, segue cronograma das atividades desenvolvidas pela equipe:

23/04/2009 – Início do projeto de multimídia, divisão de equipes, definição de datas e criação do grupo Mídia Fanor e do blog Media Design.

30/04/2009 – Início das atividades relacionadas à equipe Redação.

01/05/2009 – Reunião na casa da Márcia para definir os tópicos que deveriam constar na multimídia. Márcia e Rachel estavam presentes.

04 a 06/05/2009 – Os textos começaram a ser redigidos por Márcia, Márcio e Rachel.

07/05/2009 – Início das atividades da equipe Multimídia. A equipe Redação transferiu o conteúdo desenvolvido até então para a equipe Multimídia.

14/05/2009 – Solicitação pelos gerentes de alterações no texto, realizadas por Márcia, Márcio e Rachel.

18 a 20/05/2009 – Realização de entrevistas com ex-alunos Fanor e criação de textos a respeito das mesmas. Por Isaac e Márcio.

21/05/009 – Solicitação pelos gerentes de alterações no texto, realizadas por toda a equipe.

28/05/2009 – Os textos redigidos foram conferidos e elaboração de relatório a respeito das atividades realizadas pela equipe, por todos os membros da equipe.

APRESENTAÇÃO DO CURSO


O curso de Design da Fanor tem como foco o ato de conceber, criar, projetar e inovar com criatividade e tecnologia aplicada às imagens, à comunicação visual e aos produtos gráficos. O Design usa, de modo estratégico, um conjunto de conhecimentos teóricos e que solucionam problemas que fazem parte das principais necessidades do homem. Oferece ainda conhecimentos e ferramentas para desenvolver a criatividade das pessoas, e para os interessados em tecnologia, o curso oferece disciplinas e laboratórios que disponibilizam conhecimentos de diversos softwares.

DIFERENCIAIS

• Melhor nota das médias no ENADE 2006, entre as instituições privadas de ensino de design no Brasil.
• Semana de Design em parceria com várias instituições públicas e privadas.
• Método de ensino baseado no desenvolvimento de competências, através de simulações, workshops, debates, estudos de casos, fóruns, visitas técnicas, etc.
• Eventos com os principais profissionais de cada área.
• Fanor Carreiras ( integra o aluno ao mercado de trabalho)
• Portal Fanor (conceito inovador onde o aluno tem acesso ao conteúdo das aulas e mantêm relacionamento com seus amigos de sala, professores e coordenadores).

CONTATO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE DESIGN:
Prof. Antônio Carlos da Silva
Fone: 55 (85) 3052.4841
Email: antonio.silva@fanor.edu.br

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA:
Fanor - Faculdades Nordeste
Av. Santos Dumont, 7800, Dunas
CEP 60.190-800 Fortaleza-Ce, Brasil
Fone: 55 (85) 3052-4848
FAX: 55 (85) 3052-4803

ESTRUTURA

* Laboratórios de informática bem equipados e atualizados
* Laboratórios de fotografia
* Salas de aula para o ensino do desenho e a orientação do projeto
* Escritório Modelo de Design
* Salas de aula com ar-condicionado, acesso a internet e Datashow
* Biblioteca atualizada com espaço para pesquisa individual e em grupo, com o auxílio de equipamentos multimídia
* Cyber com acesso a internet gratuito

TRABALHOS DE DESTAQUE

1- Ilustrações de Henrique Abreu
O designer gráfico Henrique Abreu, já atuava na área de comunicação visual como free-lancer, antes mesmo de entrar na graduação em Design Gráfico da Fanor, da qual é acadêmico do sexto semestre. "Então, até hoje, são aproximadamente cinco anos no mercado", afirma. Entretanto, mesmo na curta estrada, já ganhou um prêmio nacional pela criação do cartaz de uma mostra de vídeo.
Amante de ilustração, Henrique ressalta que no início, todos têm uma imensa vontade de partir logo para a prática, mas que é importante ter as bases teóricas para tanto. "É necessário ir atrás de faculdades, cursos, palestras e encontros para fundamentar projetos visuais".

2- Monstrengos

Os alunos Felipe Fox e Karla Saraiva, embora ainda estudantes de design, já fazem sucesso com uma linha de produtos criativa e inovadora! São sete os carismáticos personagens monstrengos. Confeccionados em tecidos macios, coloridos e com enchimento antialérgico, os toys são o principal item da marca, embora também hajam vários outros produtos com os personagens, como bottons, camisetas, chaveiros, bolsas e stickers, possibilitando assim uma série de opções aos exigentes consumidores, que certamente irão se encantar com esses monstrengos!

TEXTOS QUE ENTRARÃO NA PARTE DOS TRABALHOS, FALANDO DAS CATEGORIAS DE DESIGN

Design Gráfico:

Estuda a comunicação visual de um conceito, idéias ,através de técnicas formais ligadas a referencias básicas da psicologia e percepção visual; ainda trabalha a comunicação impressa relacionando'' imagem'' e texto.
Não é apenas um mero executante, mas sim um condutor criativo que tem em vista um objetivo comunicacional.
Sua área de atuação é extensa resultando nas seguintes aplicações:
Identidade corporativa
Design de embalagem
Design editorial
Sinalética
Tipografia


Design de moda:

Moda é uma maneira de expressar quem somos ou queremos ser de maneira visual, utilizando nosso próprio corpo como base.
Nascemos sem identidade e ao longo dos anos, desenvolvemos nossa personalidade e identidade (seja ela real ou fake) e está refletida ali no nosso visual.
A moda estuda principalmente comportamento, abordando conceitos de estética aliada a modelagem.

Webdesign:

O webdesign pode ser definido como uma ramificação do design, onde o foco do projeto é a criação de sites e documentos disponíveis no ambiente virtual (web). O webdesign é multidisciplinar, pois a construção de páginas da web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito, tais como a arquitetura da informação, programação, usabilidade e acessibilidade.

Design de Produto:

O design de produto trabalha com a produção de objetos e produtos tridimensionais para suprir as necessidades do cotidiano. Considera-se design de produto a forma plástica de um objeto ou o conjunto ornamental de cores e linhas, onde haja a possibilidade de serem aplicados a um produto, resultando em um visual novo e original na sua aparência externa e que tenha viabilidade para a produção industrial.

Design de Superfície:

Design de superfície é o ramo do design que projeta texturas bi e tridimensionais para diferentes superfícies, na tentativa de solucionar um problema, criando uma forma funcional e estética para os diferentes materiais, produtos e processos indutriais.



DEPOIMENTOS

Aluno: Henrique Abreu

"A vivencia no Design é muito dificil, principalmente no nosso estado, mais ainda na nossa cidade. Estamos bastante atrasados em termos de reconhecimento em relação a outros estados, porem não em qualidades, pois temos muitos profissionais qualificados, as vezes mais que de outros estados do sudeste ou sul.
O que precisamos mesmo é parar de ver o design como só identidade visual, produto ou games, temos que ver design como uma melhoria, seja em economia, qualidade, estética, hierarquia... Temos que ver o design como solução, essa é a verdade!

Sou feliz com a profissão que escolhi, mas insatisfeito com o mercado que ele me proporciona!"

Depoimento Greyci:


Estudar no curso de Design da Fanor me possibilitou adquirir vários conhecimentos teóricos e práticos por meio de professores
e de eventos. Me permitiu criar um relação não só de amizades na faculdade mas também contatos profissionais. Pude contar com a colaboração dos
professores em vários desenvolvimentos de projetos, incluindo o projeto que foi vencedor nacional, o Assento Móvel, no Prêmio Alcoa.E foi através
do estágio surgido por meio da faculdade que estou trabalhando há quase 4 anos na Esmaltec.



Depoimento Valdo:


“Quando fiz o curso de Design da Fanor, tive contato com ferramentas, direcionamentos e orientações, que tiveram grande importância para a minha prática profissional após a formatura. Atualmente, trabalhando com Comunicação Visual e no Desenvolvimento de Produtos de pequena e média complexidade, utilizo os conhecimentos adquiridos na academia como forma de encontrar soluções criativas, que sejam sócio-ambientalmente responsáveis e, como conseqüência, possam melhorar a vida das pessoas. Mais do que simplesmente uma profissão, para mim, o Design tornou-se uma paixão, um estilo empolgante de vida.”

LINKS:

Universidade de Brasília – UnB
Programação Visual / Projeto de Produto
Tel.: (61) 3307 2022/2205 e 3272 3031
www.unb.br

Universidade Federal da Bahia – UFBA
Programação Visual
Tel.: (71) 3247 4706 e 3247 4247
www.ufba.br

Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Programação Visual / Projeto de Produto
Tel.: (81) 2126 8316
www.ufpe.br

Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio
Comunicação Visual / Projeto de Produto
Tel.: (21) 3114 1595 / 3114 1598
www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/desenhoindustrial.html

Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI/UERJ - Rio
Desenho Industrial/ Programação Visual
www.esdi.uerj.br

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Programação Visual/Projeto de Produto/Tecnologia da Embalagem/Design de Interiores/Design de Moda
Tel.: (11) 5576 7300
www.belasartes.br

Fundação Aramando Álvares Penteado - FAAP
Desenho Industrial/Programação Visual/ Projeto de Produto
www.faap.br

Universidade Anhembi Morumbi
Design Digital/ Branding Design / Design e Planejamento de Games
www.anhembi.br


Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PuC-PR
Projeto de Produto/Programação Visual
www.pucpr.br

Faculdade de Engenharia e Arquitetura - FUMEC - MG
Design Gráfico/Interiores/Moda/Produto
www.fea.fumec.br


EPIDEMIA DESIGN


O Design como elemento de transformação dos bens de consumo no mundo contemporâneo ganha a cada dia maior visibilidade. Nos últimos quatro anos, a Semana de Design obteve grande sucesso e vem, a cada ano, agregando novos ramos de design (moda, merchandising, artesanato, estratégia, web, multimídia) atendendo assim os mais variados públicos.Surge, então, o EPIDEMIA DESIGN que busca a disseminação da Cultura do Design no estado do Ceará e incentivo à novas idéias, conceitos e estímulos para os profissionais, empresários (micro, pequenas, médias e grandes empresas) e estudantes atuantes no design e áreas afins.

Filed under having  

0 comentários: